"Sabia que tinha alguma coisa fora do lugar em mim. Eu era uma soma de todos os erros: bebia, era preguiçoso, não tinha um deus, ideias, ideais, nem me preocupava com política. Eu estava ancorado no nada, uma espécie de não-ser. E aceitava isso."
- Charles Bukowski
[Henry] Charles Bukowski Jr (nascido Heinrich Karl Bukowski) foi um poeta, contista e romancista estadunidense nascido na Alemanha.
Sua obra de caráter [inicialmente] obsceno e estilo totalmente coloquial, com descrições de trabalhos braçais, porres e relacionamentos baratos, fascinaram gerações que buscavam uma obra com a qual pudessem se identificar.
Com um estilo único, Bukowski não parecia se esforçar tanto para por o realismo que queria nas coisas. Nunca foi um homem de "meias palavras", sempre escreveu o que queria, o que pensava, e essa pode ter sido a maior causa de seu sucesso.
As principais influências de Bukowski foram Fiódor Dostoiévski, pelo pessimismo, e Ernest Hemingway, pelas frases curtas e jeito simples de escrever.
Leitura de carácter extremamente autobiográfica, Bukowski sonhou a vida inteira em ser reconhecido pelo seu trabalho como escritor. De um estilo agressivo e inconformado e, na maioria das vezes, ébrio, sentava em sua máquina de escrever e com uma sutileza surpreendente, deixava fluir seus pensamentos sem censura alguma.
Bukowski vivia em um mundo atormentado e distorcido, totalmente fora dos padrões impostos pela sociedade em sua época. O escritor nunca fez questão de esconder que seus trabalhos eram, quase sempre, autobiográficos. E sua falta de discrição era tão grande, que durante toda a vida teve de lidar com a quebra de laços de amizade. Ele citava, sem qualquer preocupação, nomes e, quando muito inspirado, fazia duras críticas às pessoas que o cercavam. Repulsa, nojo, ódio, amor, paixão e melancolia. Esses são alguns dos sentimentos que mais inspiraram Bukowski, que passou a vida nos becos dos Estados Unidos, na composição de toda sua obra. Cada poesia, cada romance e cada conto do escritor traz um pouco da vida do "Velho Safado", como ficou conhecido em todo o mundo.
Este homem, se tornou um de meus autores favoritos pelo seu extremo ceticismo ao encarar qualquer situação. Seu caráter um tanto antissocial deu a ele um álibi para tornar sua obra o que ele tornou.
"Bukowski foi um ótimo escritor, porém um péssimo homem."

Nenhum comentário:
Postar um comentário